Como combater com eficiência a disseminação da Covid-19 em elevadores

Como combater com eficiência a disseminação da Covid-19 em elevadores Notícias « voltar

A disseminação do coronavírus e outros vírus respiratórios (exemplo: H1N1) é uma preocupação de todos, visto que o elevador é um dos pontos de maior contaminação da Covid-19 em condomínios, prédios comerciais, clínicas e hospitais.

Basta ficar dentro de uma cabina de elevador por alguns segundos ou minutos. O ar pode estar contaminado pelos passageiros anteriores ou pelos atuais. Além disso, as superfícies, botoeiras e paredes da cabina podem estar contaminadas pelos toques das mãos.

Pensando nisso, a SCANCHIP inova mais uma vez, e lança um módulo de automação para desinfecção de cabinas de elevador SC-19. Para isso, a empresa utiliza a tecnologia de desinfecção por luz UVC ou ultra violeta tipo C.

Mas o que é a luz UVC?

Tecnologia UVC x Vírus

Diante do atual cenário, a busca por formas de fazer a higienização de ambientes, equipamentos, objetos, roupas, entre outros, tem sido constante. Foi a partir dessa busca que o uso da radiação ultravioleta apareceu como uma opção. 

A tecnologia UVC começou a ser estudada em 1908 para esterilização de ambientes, e já tem mais de um século sendo utilizada em hospitais, aviões, escritórios e indústrias, que foi onde seu uso começou. Ao emitir a radiação UVC há a eliminação de vírus, bactérias e micro-organismos, devido à quebra do código genético ocasionada pelos raios, garantindo a total desinfecção do local. 

De acordo com as diretrizes mais recentes sobre o diagnóstico e o tratamento do novo Coronavírus, lançado pela Comissão Nacional de Saúde da China, o vírus é sensível à luz e ao calor ultravioleta, de modo que a radiação ultravioleta pode efetivamente eliminá-lo.

A lâmpada germicida, quando bem aplicada, elimina até 99.99% de vírus e bactérias nas superfícies, porém não pode ser utilizada com pessoas presentes no ambiente, pois pode trazer danos similares à luz UVA e UVB.

Por esta razão, é necessária uma automação para que a cabida do elevador seja esterilizada, sempre que não houver alguém dentro da mesma. A segurança dos passageiros é feita através de sensor de presença e sensor de porta fechada, também permitindo a ligação de informações do elevador, como direção de subida e descida opcionalmente.

Qual a eficácia da Luz UVC?

Os estudos de vários institutos e fabricantes convergem para um valor aproximado de potência real de 1,5W por metro cúbico. Portanto, a maioria das cabinas (até 16 passageiros) pode ser desinfectada com uma lâmpada de 9W, mas quando utilizadas duas lâmpadas de 9W, a desinfecção pode ser feita com maior rapidez. A lâmpada somente é acionada se não houver passageiros dentro da cabina.

É necessário descontaminar o ar também, e para isso a empresa tem acoplado o purificador de ar através de UVC. Este módulo aspira o ar da cabina e força a passagem por uma lâmpada UVC interna, e devolve o ar esterilizado na saída do mesmo.

A descontaminação de superfície é feita várias vezes ao dia, diminuindo a chance de contaminação através de toques, e a descontaminação de ar é feita constantemente, sendo todo o ar esterilizado entre 5 e 10 minutos. Com um sistema completo, ar + superfícies, temos uma descontaminação ampla e eficiente.  Assim, fica mais seguro andar de elevador, tendo riscos reduzidos de contaminação dentro da cabina.

*Conteúdo postado originalmente na Revista Elevador Brasil e disponível através do link: https://revistaeb.com/como-combater-com-eficiencia-a-disseminacao-da-covid-19-em-elevadores/

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.